O segmento de franchising tem se mostrado a melhor opção de investimento para quem quer começar seu negócio próprio, tanto que o segmento faturou 6,7% mais que no ano passado, apesar da crise, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Porém, tem o outro lado da moeda: com o aumento da procura, muitos empreendedores optaram por franquear seus negócios, nascendo centenas de novos franqueadores a cada ano. E pra quem chega ao franchising buscando expertise e solidez, fica a dúvida: como saber se o franqueador é confiável?

DE VENTO EM POPA

“O maior indicador de confiabilidade de uma franqueadora é se checar se ela está crescimento, abrindo lojas”, explica Nelson Miranda, consultor da GNM Franquias e Novos Negócios.  “Marque uma reunião presencial e vá conhecer a sede da franqueadora, peça seu gráfico de crescimento. Se perceber que gestor omite informações, é mal sinal”, enfatiza Miranda.

COF – CIRCULAR DE OFERTA DA FRANQUIA

O consultor explica, no entanto, que o maior demonstrativo da confiança é a COF. “Isso é lei e não tem como avançar em uma negociação sem entregar a COF.  Tem Circular de Oferta por ai com 20 páginas e tem de 600 páginas.  Na COF tem a vida toda da franqueadora, todos os franqueados atuais, os franqueados que saíram, está tudo lá, nome, telefone, endereço, CGC, inscrição, balanço, balancete, os últimos protestos (se é que houve, se foi cancelado), quem fechou, quem abriu, enfim, a vida toda da empresa franqueadora. O proponente recebe tudo isso e tem 10 dias para mexer em tudo. Aí sim ele vai ter confiança ou não”, explica.

QUEM PERGUNTA QUER SABER

“Faça contato com os franqueados da rede, esse é o melhor negócio”, assegura o consultor. “Em nosso trabalho de consultoria, esta é a primeira etapa. Visitamos juntos dois ou três franqueados para o proponente conversar, e deixamos ele à vontade para escolher a loja (próximo à sua casa ou a um shopping com o qual se identifique). Eu passo o contato do franqueado e ele conversa à vontade. É jogo aberto, não pode ser carta marcada”, alerta Nelson Miranda.

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Sobre

Nelson Miranda é sócio-fundador da GNM Franquias e Novos Negócios, consultores autorizados Halipar, Dot Chicken, Campinas Celulares e Play Games. Miranda já comercializou mais de 500 unidades em 30 anos de experiência no mercado de franchising. Saiba mais.

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