FUTURO FRANQUEADO: CUIDADO!
O consultor de expansão Nelson Miranda, da GNM Consultoria, vendeu mais de 500 lojas em seus 30 anos de experiência na área e acompanhou o desenvolvimento da maior parte dos franqueados, grande parte deles na rede Giraffas. Nelson tem uma visão clara dos pontos críticos de toda implantação, que compartilha abaixo:
- Casamento
Escolher uma franquia é assumir um compromisso de longa data. Por isso, antes disso, deixe seu feeling participar dessa busca, paquere o negócio (visite lojas), estabeleça um namorinho (converse com franqueados, franqueador, consultores). Sentindo afinidade mútua, certamente entrará com motivação e paixão por sua nova loja e o sucesso será consequência.
- Olhos abertos
Sempre. Participe, conheça todas as etapas da negociação até a abertura da loja e, principalmente, saiba melhor do que qualquer funcionário como é o funcionamento operacional de seu novo negócio. A dica vale ainda mais pra quem está comprando uma franquia já em funcionamento.
- Ponto comercial: o mais importante!
Não pode errar!!! Estar fora do trajeto do seu público é prejuízo na certa e, pior, não tem como corrigir! Por isso, Nelson aconselha: existem programas que facilitam a escolha na rua e custa de R$ 500,00 a R$ 3.000,00. Pode-se fazer sem custo mas com maior risco, utilizando a técnica “se meu concorrente está ali, posso ir também”. Segundo Nelson, esta estratégia funciona pois desbravar uma nova área implica risco ainda maiores. No entanto, prepare-se para a guerra de preço-qualidade!
- Shopping e suas esquinas de ouro
No Shopping, os critérios são outros. Neste quesito, franquias de refeições devem obrigatoriamente estar na praça de alimentação, deixando para os quiosques apenas itens leves e rápidos. O mais importante, no entanto, é VISIBILIDADE! As esquinas da praça de alimentação são, geralmente, os melhores pontos.